Logo_FIO_2021.png
UK.png
PT.png

FRANZ HAUK (DEU)

O organista e diretor de coro alemão Franz Hauk estudou música sacra, piano e órgão na Escola Superior de Música de Munique e em Salzburg tendo sido aluno dos mestres Aldo Schoen, Gerhard Weinberger, Franz Lehrndorfer e Edgar Krapp. Em 1981 concluiu o mestrado também na Escola Superior de Música de Munique tendo conquistado diversos prémios. Em 1988 concluiu o doutoramento em musicologia com uma tese sobre a música sacra em Munique em princípios do século XIX. Como autor, trata principalmente de questões relacionadas a pesquisa de fontes, edição musical e práticas interpretativas.

 

Desde 1982 Franz Hauk é organista da Liebfrauenmünster em Ingolstadt e desde 1995 também é diretor do coro. Como entusiasta da música contemporânea, sempre encoraja e comissiona novas obras. Seu comprometimento com a cultura regional o levou a dirigir diversas séries de concertos em Ingolstadt tais como o "Internationalen Ingolstädter Orgeltage", "Orgelmatinee um Zwölf" e "Musiknächte im Theater beispielsweise" na Asamkirche Maria de Victoria. Com uma ampla carreira tanto na Europa como nos Estados Unidos, em 2003 fundou o ensemble coral Simon Mayr Chorus.

 

Franz Hauk participa como jurado em concursos musicais e dirige masterclasses em diversos festivais de música tais como o International Organ Festival "Megaron" de Atenas, ao lado de Jane Parker-Smith, Daniel Roth e John Geffert. Desde Outubro de 2002, é professor de interpretação histórica e música sacra na Escola Estatal Superior de Música e Teatro de Munique.

 

Gravou para os selos Carlton Classics, Guild e Naxos.

Franz Hauk.jpg

Organização:  

Mecenas:

Apoio:

Tagus branca_edited.png
logo_JMS_white.png
STirso_white.png
Logotipo_Horizontal_CMFamalicão_white.png
PICE.png
REPUBLICA-branco.png
culturaNorte_white.png
bomorganum_white.png