27

SETEMBRO

17h00

Rosana Orsini &

Marco Brescia

Soprano & Cravo

Mosteiro de Roriz

Musica intorno ai conventi femmili nel

Cinque-Seicento italiano

 

PROGRAMA

 

Canto Gregoriano
Veni Sponsa Christi

 

Marco Antonio Cavazzoni (c.1485-p.1569)
Recercada di mã[rcantonio] ca[vazoni] in Bologna

Andrea Gabrieli (1533-1585)

Intonazione del III tono

Josquin des Prez (1440-1521)
Mille Regretz

Marco Antonio Cavazzoni

Madame. vous. aves. mon. cuor.

Andrea Gabrieli

Intonazione del VIII tono

Giovanni Paolo Cima (c.1570-1622)

Surge Propera

Girolamo Cavazzoni (c.1510-p.1577)

Hymnus Ave maris stella

Canzona sopra I le bel e bon

 

Lucrezia Orsina Vizzana (1590-1662)
O Magnum Misterium
Sonet vox tua

Adriano Banchieri (1568-1634)
Canzon Undecima, L’organistina bella, in Echo

 

Claudio Monteverdi (1567-1643)
Laudate Domino

Rosana Orsini atua regularmente em prestigiados festivais, teatros e salas de concertos do Brasil, Estados Unidos e Europa. É graduada em canto lírico pela Universidade Federal de Minas Gerais (BRA), Mestre em canto pela Manhattan School of Music de Nova York (USA), Pós-graduada em canto pela Royal Academy of Music de Londres (GBR) e Doutora em História Moderna e Contemporânea pela Universidade Paris IV – Sorbonne (FRA) e em Ciências Musicais pela Universidade NOVA de Lisboa (PRT), onde, atualmente, é investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No campo da Música Antiga, especializou-se em prassi executiva barocca no Conservatorio di San Pietro a Majella de Nápoles (ITA), sob a orientação de Antonio Florio, e no Curso Internacional de Interpretación Vocal Barroca em León (ESP), sob a orientação de Eduardo López Banzo. Colaborou com diversos grupos especializados na interpretação histórica da Música Antiga, tais como o Esprit Ensemble (GBR), National Gallery of Art Chamber Players (USA), Il Combattimento (ESP), Scarlatti Lab (ITA), Cuarteto Alicerce (ESP), Favola d’Argo (PRT), de entre outros. Rosana Orsini assinou a direção artística das encenações de Il Ballo delle Ingrate de Claudio Monteverdi e Vendado es amor, no es ciego de José de Nebra no enquadramento do Festival Internacional de Música Antiga e Música Colonial Brasileira de Juiz de Fora (BRA). Junto do organista Marco Brescia, com quem mantém um aclamado duo desde 2006, gravou o CD “Angels and Mermaids: religious music in Oporto and Santiago de Compostela” (Arkhé Music, Portugal, 2016), para além do disco “Sacred Belcanto” (Castelpor, Portugal, 2020), gravado com o tenor Luciano Botelho e o organista Marco Brescia. www.rosanaorsini.com

Marco Brescia é um músico de referência na interpretação historicamente informada da música de tecla de tradição ibérica e italiana (séculos XVI – XIX), atuando regularmente nos mais renomados festivais internacionais como o Euro-Via / Festival Internazionale di Venezia, Festival Organistico Internazionale Città di Treviso e della marca trevigiana, Stagione Internazionale di concerti sugli organi storici della provincia di Alessandria, Settimana Organistica Internazionale di Piacenza (ITA), Landsberger Orgel Sommer (DEU), Festival Internacional de Música Antigua de Daroca (ESP), Festival de Órgão da Madeira, Festival de Estoril / Lisboa (PRT), Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (BRA), etc. As classes ministradas por José Luis González Uriol no enquadramento dos cursos de Música Antiga de Daroca (ESP) representaram um ponto de inflexão inexorável para o seu desenvolvimento artístico. Sob a orientação de Javier Artigas, Brescia concluiu um Mestrado em Interpretação da Música Antiga / Órgão Histórico (Escola Superior de Música de Catalunya / Universitat Autònoma de Barcelona), com obtenção da prestigiante matrícula de honor. É Doutorado em Musicologia Histórica (Universidades Paris IV – Sorbonne / NOVA de Lisboa), com obtenção da menção máxima, très honorable à l’unanimité. Atualmente, Brescia é investigador Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Com o prestigiado soprano Rosana Orsini, gravou o disco “Angels and Mermaids: religious music in Oporto and Santiago de Compostela (18th/19th century)” (Arkhé Music, Portugal, 2016), para além do CD “Zipoli in Diamantina: Complete organ works” (Paraty, França, 2020) e do disco “Sacred Belcanto” (Castelpor, Portugal, 2020), este último com o soprano Rosana Orsini e o tenor Luciano Botelho. Desde 2015 é diretor artístico do Festival Internacional de Órgão de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso (PRT) e desde 2019, membro do júri do Concurso Nacional de Órgano “Francisco Salinas” de Burgos (ESP). www.marcobrescia.com

  • Facebook
Textura de grunge