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BACH, WESLEY E A EVOLUÇÃO DO ÓRGÂO INGLÊS
Igreja de Santa Cristina do Couto - Santo Tirso - 21h
António Mota
 (PRT) - órgão

O presente concerto divide-se essencialmente em 2 partes: uma primeira a dispensar apresentações, pelo foco ser J. S. Bach; breve nota apenas para a escolha das peças, que - dentro do universo dos seus grandes prelúdios/fantasias/tocatas e fugas para órgão - serem das que porventura melhor se adaptam a órgãos de recursos sonoros mais reduzidos. A segunda parte do concerto é dedicada à música inglesa da transição do alto barroco para o período romântico inicial. Sob o mote "de Bach até Wesley", ouviremos primeiramente uma fuga de Handel, que exercia influentemente o seu trabalho em Inglaterra em paralelo com J. S. Bach na Alemanha; esta fuga em particular caracteriza-se por um tema que evidencia um "ousado" intervalo de 7ª maior, além de um cromatismo geral apreciável. Outro nome incontornável na música inglesa do séc. XVIII é Stanley, que se popularizou pela sua significativa produção de Voluntários para órgão, do qual se ouvirá um exemplo mais atípico dentro deste género (em forma tripartida, tipo concerto). Finalmente, da importante família Wesley: de Samuel (o responsável pela introdução e divulgação da música de J. S. Bach em Inglaterra), ouviremos um Voluntário; estilisticamente segue a tradição dos seus antecessores,mas nota-se já alguma harmonia a antecipar novos tempos. Samuel Sebastien Wesley, um dos filhos de Samuel Wesley, é o compositor que claramente marca a transição para o romantismo no órgão, em Inglaterra (o seu 2º nome "Sebastian" é uma homenagem do pai a J. S. Bach); ouviremos deste uma obra particularmente conhecida, numa fórmula que reúne a tradição "coral" inglesa com a prática milenar da composição fugal.  

ANTÓNIO MOTA é doutorado em Música pela Universidade de Aveiro e licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa (sob orientação do prof. Antoine Sibertin-Blac, com nota final de curso máxima). Tem também licenciatura e mestrado em Eng.ª Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Lecciona Órgão na Universidade de Aveiro, e outras disciplinas específicas deste curso, na licenciatura e mestrado. É actual presidente da direcção da AMPO (Associaçao Musical Pro-Organo). Tem orientado cursos de Órgão (mormente das Semanas Gregorianas em Viseu) e sido membro de júri de concursos de órgão e piano (Vila Verde; Aveiro; Coimbra). Entre 2009 e 2014 foi coordenador e docente do curso de licenciatura em Música do Instituto Piaget (Viseu, Almada), onde leccionou em áreas teóricas e orientou teses de mestrado. Exerce regularmente funções litúrgicas (e.g. Missa Crismal na Sé de Aveiro, 6 de abril de 2023) e actividade concertística (de destacar, em 2023 (junho): no Festival Internacional de Órgão de Braga, e no ciclo de concertos anual do Órgão Sinfónico da Catedral de Vila Real). Conta com 8 obras compostas para Órgão, assim como vários arranjos p/ Órgão (ibérico e moderno, a 2 e a 4 mãos).

Captura de ecrã 2023-08-03, às 16.06.02.png

PROGRAMA

J. S. Bach (1685-1750):

 1 - "Fantasia em dó m" (BWV562)

 2 - "Prelúdio e Fuga em ré m" (BWV539)

 3 - "Pièce d'Orgue" (BWV572)

 

G. F. Handel (1685-1759):

  4 - "Fuga em lá menor" (HWV609)

 

John Stanley (1713-1786):

  5 - Voluntário em ré menor (op. 5, nº 8)

    (I. Allegro - II. Adagio - III. Allegro)

 

Samuel Wesley (1766-1837):

  6 - "Voluntário em dó menor" (op. 6, nº 3)

    (I. Largo - II. Moderato)

 

Samuel Sebastian Wesley (1810-1876):

  7 - "Choral Song and fugue"

DURAÇÃO: 60’

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