Logo_FIO_2021.png
UK.png
PT.png
O FIO-02.png

PORQUÊ "ÓRGÃO" ?

Sabias que o órgão é conhecido como o Rex Instrumentorum (o Rei dos Instrumentos) ? Nenhum outro instrumento musical é tão complexo, tão completo e tão diverso... Um violino tem sempre 4 cordas, um piano, 88 teclas. Um órgão pode ter um ou vários teclados, de 24 até 56 teclas aproximadamente, uma pedaleira ou não, poucos ou mais de uma centena de registos e tantas combinações e variações que podemos dizer que até ao século XIX praticamente não há órgãos iguais.

PORQUÊ "SANTO TIRSO E VILA NOVA DE FAMALICÃO" ?

Sabias que Santo Tirso e Famalicão têm a maior concentração de empresas do ramo da organaria em Portugal, e que em ambos os concelhos são produzidos tubos e componentes de órgãos para alguns dos mais importantes órgãos do mundo? E sabias que Portugal é dos países com mais órgãos históricos preservados no mundo? 

PORQUÊ "INTERNACIONAL" ?

Nós acreditamos que a cultura pode e deve ser acessível a TODOS. Nós acreditamos na descentralização da cultura e por isso trazemos os mais renomados organistas estrangeiros e portugueses para compartilhar o seu talento e a sua arte com o nosso público.

ENFIM... O FIO: FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÓRGÃO EM VILA NOVA DE FAMALICÃO E SANTO TIRSO!

O FIO é um fio que une através da música de órgão os concelhos de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso, organizando recitais de órgão solo, órgão e canto e/ou instrumentos solistas, órgão e orquestra, órgão e dança... porque o órgão pode ser um instrumento solista ou de acompanhamento, um instrumento litúrgico ou de concertos,  pode ser fixo ou portátil, medieval, renascentista, barroco, romântico ou contemporâneo e, consequentemente, existe repertório para todos os tipos de instrumentos. O órgão é um instrumento tão diverso que as suas possibilidades de fruição são múltiplas. 

Assim, propomos concertos não só nas mais importantes igrejas dos concelhos de Famalicão e Santo Tirso, mas também em espaços ou paróquias mais afastadas dos centros. E se não houver órgão, não há problema. Nós levamos um!

QUEM SOMOS NÓS

O FIO é organizado pela Tagus-Atlanticus Associação Cultural, uma associação cultural sem fins lucrativos que desde 2011 realiza eventos com o intuito de divulgar e promover a cultura e o património ibero-americano, e pela empresa JMS Organaria, fundada em 2015 e especializada na construção de tubos de palheta para órgãos e no restauro de instrumentos históricos.

 

Desse modo, um organista/organólogo, dois organeiros e uma cantora lírica apaixonada por órgãos reuniram-se para concretizar esta ideia. Não podemos deixar de mencionar que a realização deste projeto não seria possível sem o apoio (que sempre foi muito para além do financeiro) das Câmaras Municipais de ambos os concelhos, para além de algumas empresas que acreditaram no projeto desde a primeira edição e de outras que se juntaram a nós nos últimos anos.

 

E quando tanta gente se une em torno de um objetivo comum, sabem o que acontece? Mais de 6500 pessoas já assistiram aos nossos concertos ao vivo e quase 15.000 pelas redes sociais. Para além disso, graças ao incentivo do FIO, 9 igrejas já restauraram seus órgãos inoperacionais ou adquiriram instrumentos novos.

 

Porque:

"Quando se sonha sozinho, é apenas um sonho. Quando se sonha em conjunto, é o começo de uma realidade!"

 (Miguel de Cervantes)

Fio Produção.JPG

ALGUNS NÚMEROS...

das edições passadas

Publico.png
Igreja_Prancheta 1.png

6805

PESSOAS

assistiram aos nossos concertos

24

IGREJAS

acolheram concertos

14696

PESSOAS

assistiram aos nossos concertos online

streaming.png

26

EMPRESAS 

de entre patrocinadores e mecenas

9

ÓRGÃOS

intervencionados ou adquiridos

Mapa Peninsula.png

6

EMPRESAS DE ORGANARIA, CONSERVAÇÃO E RESTAURO

envolvidas

APOIOS DE GOVERNOS

CÂMARAS MUNICIPAIS &

JUNTAS DE FREGUESIA