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QUATRO VENTOS (PRT)

Igreja de Ribeirão - Famalicão - 17h

GONÇALO PESCADA - acordeão, bandonéon, accordina
ANTÓNIO ESTEIREIRO - órgão

QUATRO VENTOS é o título do projeto atribuído aos músicos António Esteireiro e Gonçalo Pescada. Órgão, Acordeão, Bandonéon e Accordina, quatro instrumentos que funcionam pela ação do ar, alguns movidos pelo fole, outros pelo sopro. Aerofones de teclas e palhetas, no caso do órgão e do acordeão, destacam a utilização de registos específicos que alteram o timbre do som e provocam a sensação de ouvir vários instrumentos em simultâneo. O bandonéon, instrumento que surgiu em 1840 por Heinrich Band, com a função inicial de acompanhar o canto litúrgico demonstra uma sonoridade peculiar. Por sua vez, a accordina, o mais recente dos quatro instrumentos, torna o projeto único pela sua capacidade de envolver o sopro, em vez do fole, na procura de novas dinâmicas e fusão de timbres. A possibilidade dos quatro instrumentos realizarem melodia e harmonia, bem como texturas contrapontísticas, constitui uma mais-valia na independência de vozes, no diálogo e no equilíbrio sonoro. O projeto Quatro Ventos apresenta um programa eclético, com compositores reconhecidos em vários períodos da história da música: Bach, Vivaldi, Scarlatti, Pachelbel, Giazzotto, Corrette, Boëllmann, Muschel e Piazzolla.

Doutorado com distinção e louvor em Música e Musicologia – vertente de Interpretação pela Universidade de Évora, em 2014, GONÇALO PESCADA concluiu também a licenciatura bi-etápica em Música – vertente Interpretação pela Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco), o Curso Complementar de Acordeão pelo Instituto Musical Vitorino Matono (Lisboa) e a Profissionalização em Serviço (M01 e M32) pela Universidade Aberta. Entre outros, obteve o 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995) e o 1º Prémio no Concurso Internacional “Citá di Montese” (Itália, 2004). Com o 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (Portugal, 2006), Gonçalo Pescada viu a sua carreira tomar um rumo internacional, realizando recitais em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária. Apresentou-se como solista com a Orquestra do Algarve, Orquestra Clássica do Sul, OrchestrUtopica, Esart Ensemble, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras,Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra do Norte, Estoril Ensemble e Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção dos grandes maestros Cesário Costa, Osvaldo Ferreira, Michael Zilm, Nikolay Lalov, Susana Pescetti e Jean Marc Burfin, entre outros. Foi convidado a participar em Festivais de enorme prestígio como o 33º Festival de Música do Estoril, Dias da Música em Belém 2008, 30º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e 39º Sofia Music Weeks International Festival (Bulgária), apresentando-se em salas incontornáveis como o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Bulgária Hall e Queen Elizabeth Hall (Londres). Tem gravado para rádios e televisões, destacando-se a RDP Antena 2, a RTP e a Rádio e Televisão Nacional Búlgara. A sua discografia inclui os CD’s Intuição (a solo), Encontros (Duo com o pianista Ian Mikirtumov), Astor Piazzolla (solista com a Orquestra do Algarve), Symbiosis (Duo com a violinista Lilia Donkova) e Rouge (Duo com o Saxofonista Mário Marques). Alguns compositores têm-lhe dedicado novas obras para Acordeão. Como Investigador, tem publicado artigos em revistas científicas internacionais e proferido conferências em Portugal, Grécia, Japão e Roménia.Atualmente é Diretor do Departamento de Música da Universidade de Évora e Investigador (membro integrado) no CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.

Natural de Lisboa, ANTÓNIO ESTEIREIRO é doutor em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. É também licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música e Teatro de Munique, e em Música Sacra pela Escola Superior de Música Sacra e Educação Musical de Regensburg (Classe de Órgão e Improvisação de Franz Josef Stoiber). Tais estudos só foram possíveis com o apoio da Diocese de Regensburg e da Fundação Geiselberg de Munique. Posteriormente, frequenta a classe de Órgão de Hans-Ola Ericsson na Escola Superior de Música de Bremen. Tem realizado concertos tanto como solista, como integrado em várias formações corais e orquestrais, em vários países europeus, no México e Brasil. Além de convidado regular dos principais ciclos de concertos e festivais de órgão nacionais, coordenou também os Ciclos de Concertos de Órgão na Basílica dos Mártires em Lisboa e o Ciclo de Concertos de Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha. Por ocasião das comemorações do centenário de Olivier Messiaen, coordenou a apresentação integral da Obra para Órgão deste compositor, na Sé Patriarcal de Lisboa. Professor de Órgão nos Cursos Nacionais de Música Litúrgica organizados pelo Secretariado Nacional de Liturgia, é também colaborador regular da Paróquia de Santa Maria de Belém, assumindo a direção musical do seu Serviço de Música Sacra. No âmbito desta colaboração coordena a programação do Ciclo de Concertos de Órgão no Mosteiro dos Jerónimos. Atualmente leciona no Instituto Gregoriano e na Escola Superior de Música de Lisboa as disciplinas de Órgão e Improvisação.

PROGRAMA

 

Domenico Scarlatti (1685-1757)

1 - Sonata em Sol M, K. 284

2 - Sonata em Ré M, K. 328

 

Michel Corrette (1707-1795)

3 - Grand Jeu ("Pièces pour l'orgue dans un genre nouveau" (1797)

 

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

4 - Cantata BWV 147: Jesu, Joy of Man’s Desiring

 

Johann Pachelbel (1653-1706)

5 - Canon P. 37

 

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

6 - Concerto em Ré menor, BWV 596                                              

(Transcrição do concerto RV 565 de Antonio Vivaldi)

I. [Allegro]

II. Grave

III. Fuga

IV. Largo e spiccato

V. [Allegro]

 

Remo Giazzotto (1910-1998)

7 - Adagio in Sol minore

per archi e organo su due spunti tematici e su un basso numerato di Tomaso Albinoni

 

Georgi Muschel (1909-1989)

8 - Toccata

 

Antonio Vivaldi (1678-1741)

9 - Concerto No. 4 in Fá menor, Op. 8, RV 297 “L'inverno”

II. Largo

 

Astor Piazzolla (1921-1992)

10 - Ave Maria

 

Léon Boëllmann (1862-1897)

11 - Suite Gothique (1895)

I. Introduction - Choral

II. Menuet gothique

III. Prière à Notre-Dame

IV. Toccata

DURAÇÃO: 60’

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