top of page

LA FLOR IN PARADIS
Polifonia y fin´amor en el Ars Antiqua


Igreja Velha de Sequeirô - Santo Tirso - 16h 
Tasto Solo

Anne-Kathryn Olsen (EUA/FRA)
Guillermo Pérez (ESP/FRA)

O século XIII foi um período essencial para o desenvolvimento e o florescimento da polifonía no ocidente. Dentre todas as formas musicais, o motete francés se estabeleceu como o género favorito entre as classes intelectuais, especialmente nos círculos parisinos académicos e burgueses. O motete, resultado do processo de adição de novas vozes sobre uma melodia gregoriana preexistente, abria novos caminhos para a experimentação, transformando-se em um vibrante veículo para a exploração de novas técnicas de composição e fórmulas contrapontísticas. Porém, sobre tudo, o motete apresentava um suporte estrutural no qual era possível, não só plasmar as novas correntes musicais, como também propor um universo artístico onde era possível combinar o sacro e o profano, o literal e o alegórico, o texto e seu metatexto, através da justaposição de diferentes temas e sujeitos: cantos chão dialogam com poemas amorosos, em muitas ocasiões com dois ou três narrações diferentes superpostas em latim e em linguas vernáculas, criando combinações entre realidade e metáfora. É seguramente a adição de novas vozes e novas poesías uma das principais características na génesis dos motetes medievais, o que explicaria a origem do termo “motete” como um derivado francês de mot, “palabra”. Este concerto apresenta uma variada seleção de motetes compostos durante os anos 1250-1300, interpretados principalmente com a singular associação do canto e o organeto, seguindo o uso medieval da “intabulação”: no pequeno órgão toca-se as vozes inferiores enquanto que o cantor interpreta o canto superior. Além dos motetes, o Tasto Solo põe em cena outras peças características da Ars Antiqua e de inícios da Ars Nova, tais como o organum-florido (canto gregoriano organizado em valores largos e decorado com rápidos e virtuosos ornamentos ou “flores”, segundo a terminologia medieval), sequências latinas, peças instrumentais e extractos do Ordinarium Missae, a maior parte destas obras estando relacionadas com a devoción mariana em pleno apogeu, durante os últimos séculos do período medieval. Dois principais manuscritos foram utilizados para a elaboração do programa. Por um lado, o famoso e precioso Codex Montpellier. Um códice que, apesar de suas pequenas dimensões, tem um valor incalculável, já que contem a maior e luxuosa coleção de motetes franceses do século XIII, ricamente decorados e iluminados. Por outro, o célebre manuscrito Las Huelgas, uma recopilação da música utilizada pelas religiosas e expertas cantoras do Mosteiro de Santa María la Real de Las Huelgas, Burgos, durante as últimas décadas do século XIII e princípios do século XIV.

A soprano americana ANNE-KATHRYN OLSEN é uma artista vocal versátil com uma paixão pela música histórica: da vanguarda gótica italiana à música popular dos Apalaches americanos; da polifonia renascentista à música de Johann Sebastian Bach.  Apresentações a solo levaram-na ao Gewandhaus em Leipzig, La Monnaie em Bruxelas, Konzerthaus em Viena, Concertgebouw em Amesterdão e Musikverein em Graz. É regularmente convidada a participar nos festivais de música mais importantes da Europa, como o "Festival Oudemusiek Utrecht", o "Festival Saintes", o "Resonanzen", o "Berliner Festspiele", o "Innsbrucker Festwochen der Alten Musik", o "Festival de Ravenna", entre muitos outros. Colaborou com Pedro Memelsdorff e Mala Punica, Václav Luks e o Collegium 1704, Guillermo Pérez e o Tasto Solo, Christina Pluhar e L'Arpeggiata, Gli Angeli Genève, Rene Jacobs e a Freiburger Barockerchester, o Doulce Memoire, o Sollazzo Ensemble, Ton Koopman & the Amsterdam Baroque Soloists, Helmuth Rilling, o American Bach Soloists, em San Francisco e com Björn Schmelzer e o Graindelavoix, com o qual gravou vários discos pela editora Glossa. Realizou masterclasses na Fondation Royaumont, no Conservatório Real de Bruxelas e é apaixonada por cultivar e incentivar nos jovens músicos a curiosidade e o amor pelos repertórios medievais e renascentistas.
 

Nascido em Barcelona, em 1980, GUILLERMO PÉREZ é maestro, investigador, especialista em teclados antigos e reconhecido virtuoso do organetto, o icónico e expressivo órgão portativo dos séculos XIV e XV. Fundador e diretor artístico do Tasto Solo, colabora também com alguns dos mais famosos agrupamentos de Música Antiga como Mala Punica, J. Savall & Hespèrion XXI, Micrologus e Diabolus in Musica, tendo gravado vários CDs ao longo dos anos. Realiza conferências e masterclasses em numerosas instituições europeias, criando programas educativos e abrindo novas classes de música medieval no Koninklijk Conservatorium de Bruxelas, no CIRMA de Moissac, no Conservatório de Música de Girona, em Espanha, e no Centro Studi Europeo di Musica Medievale de Spello. Juntamente com o organeiro italiano Walter Chinaglia, (re)constrói organetti e modelos de órgãos medievais e do início do Renascimento. Em 2012, essa colaboração deu vida ao surpreendente órgão concebido por Leonardo da Vinci em 1503 e conservado num dos seus cadernos pessoais, o Codex Madrid II da Biblioteca Nacional de Espanha.

Captura de ecrã 2023-08-04, às 18.43.21.png

La Flor en Paradis
Early polyphony & fin’amor


Ad missam

1 - Kyrie / Anonymous, Monasterio de las Huelgas, Códex Las Huelgas
2 - Sanctus / Anonymous, Barcelona, Orfeó Català, MS I

3 - Catholicorum concio / Anonymous, Monasterio de las Huelgas, Códex Las Huelgas

4 - Benedicamus Domino / Anonymous, Firenze Biblioteca Medicea-Laurenzia, MS 29.1

Estampies

5 - Istampitta / Anonymous, London, British Library, Add. 29987
6 - Flavit auster / Anonymous, Monasterio de las Huelgas, Códex Las Huelgas
7 - In pro / Anonymous, London, British Library, Add. 29987

Motets

8 - O Maria Virgo / Anonymous, Monasterio de las Huelgas, Códex Las Huelgas
9 - Danse real / Anonymous, Paris, BnF, Le Manuscrit du Roy
10 - Estampie real / Anonymous, Paris, BnF, Le Manuscrit du Roy
11 - Plus belle que flor / Anonymous, Monasterio de las Huelgas, Códex Las Huelgas
12 - Quand repaire la verdor / Anonymous, Montpellier, Faculté de Medicine, MS H 196
13 - Area Virga / Anonymous, London, British Library, Add. 29987

Sequences

14 - Casta Catholica / Anonymous, Monasterio de las Huelgas, Códex Las Huelgas
15 - Maria Virgo / Anonymous, Monasterio de las Huelgas, Códex Las Huelgas



DURAÇÃO: 60’

PROGRAMA

bottom of page