Logo_FIO_2022_Branca.png
UK.png
PT.png

Officium Ensemble (PRT)​

Officium Ensemble tem-se estabelecido como um dos mais proeminentes grupos vocais portugueses dedicados à música antiga. A pureza do som que lhe é característico advém do trabalho de fusão, emissão e equilíbrio que o grupo tem desenvolvido desde a sua criação, sob a direção de Pedro Teixeira. Aliados a esta característica, o empenho e expressividade dos seus cantores têm levado Officium Ensemble a ser aclamado pelas suas performances marcantes. Recorrendo com frequência a impressos e manuscritos da época, o grupo prima pelas suas atuações historicamente informadas. Officium Ensemble atua regularmente em festivais de música antiga, tais como: Jornadas Internacionais Escola de Música da Sé de Évora, Festival Música em São Roque, Terras sem Sombra, Dias da Música (CCB), Festival de Órgão de Lisboa, Festival Internacional de Música de Marvão, Cistermúsica, Festival Laus Polyphoniae (Antuérpia) e o Festival de Música Antiga de Utrecht - Oude Muziek.  Officium Ensemble gravou para o canal Mezzo e os seus concertos são frequentemente retransmitidos pela Antena 2. Em 2018 voltou aos festivais internacionais de música antiga de Utrecht e de Antuérpia e integrou a programação do Festival de Arte Sacro de Madrid, em 2019. Em 2021, voltou ao Festival Estoril Lisboa juntamente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, e atuou no Festival Internacional de Música Antiga de Úbeda y Baeza, em Espanha.

 

https://www.officiumensemble.com/

Pedro Teixeira (PRT)

 

Nasceu em Lisboa. É Mestre em Direção Coral pela Escola Superior de Música. É, desde 2021, maestro adjunto do Coro Casa da Música. Desde que começou a dirigir em 1997, Pedro tem desenvolvido uma intensa atividade coral com os grupos com que trabalha, e é reconhecido pelas suas interpretações intensas e expressivas do repertório coral. Em 2000 fundou o Officium Ensemble, grupo profissional dedicado à interpretação da polifonia portuguesa, com quem se apresenta regularmente em reconhecidos festivais de música antiga como Laus Polyphoniae (Antuérpia) e Oude Muziek (Utrecht), entre outros. Dirige desde 2001 o Coro Ricercare e é diretor artístico das Jornadas de Música da Sé de Évora desde 1997, e orienta masterclasses de direção coral e classes de Verão, como Victoria 400 em Barcelona, e o Curso de Música Medieval e Renascentista de Morella. É júri em concursos de coros, tais como: Festival Coral de Verão de Lisboa, Gran Premio de Canto Coral Espanha, Winter Choral Festival Hong-Kong, e Singapore International Choral Festival. É professor na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola Superior de Educação de Lisboa. De 2011 a 2014 foi convidado pela Fundação Gulbenkian para preparar vários programas do Coro Gulbenkian como maestro convidado. Desde 2018, dirigiu o Coro Gulbenkian em várias ocasiões no grande auditório da Fundação Gulbenkian, no auditório da Fundación March em Madrid, e no Festival de Música Antiga de Úbeda y Baeza.

Sérgio Silva (PRT)

 

Mestre em Música pela Universidade de Évora, Sérgio Silva começou por estudar órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa sob a orientação de João Vaz na disciplina de órgão e de António Esteireiro em acompanhamento e improvisação. Para além dos seus estudos regulares, teve oportunidade de contactar com diversos organistas de renome internacional, tais como, José Luis González Uriol, Luigi Ferdinando Tagliavini, Jan Willem Jansen, Michel Bouvard, Kristian Olesen e Hans-Ola Ericsson. Como concertista, apresenta-se regularmente, tanto a solo como integrado em diversos agrupamentos nacionais de prestígio, tendo atuado em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Macau. Enquanto investigador, tem realizado várias transcrições modernas de música antiga portuguesa. Atualmente, desempenha as funções de docência de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola de Música Sacra de Lisboa, e é organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau (Lisboa).

Officium-Ensemble.jpg

Organização:  

Mecenas:

Apoio:

Tagus branca_edited.png
logo_JMS_white.png
STirso_white.png
Logotipo_Horizontal_CMFamalicão_white.png
REPUBLICA-branco.png
culturaNorte_white.png
bomorganum_white.png
JF Organpipes.png
klais_edited.png